Buscar

32GB é pouco pra você? Samsung cria módulo de 512GB DDR5!

E o hype do DDR5 continua!

Imagem: Samsung


Pois é, Lobaiada, como se 32GB já não fosse suficiente pra fazer o que você quisesse num PC atualmente, a Samsung veio sem freio e não só disparou na capacidade de Memória de Acesso Aleatório (RAM), mas também os novos módulos são mais rápidos e eficientes energeticamente.


Além de dar um overkill de mais de 10x a capacidade dos módulos DDR4 atuais, esse pequeno monstrinho consegue oferecer mais que o dobro da transferência com até 57,6 GB/s com um consumo energético 13% menor.

Imagem: Samsung


Tudo isso acontece graças ao uso da tecnologia High-K Metal Gate (HKMG), que é utilizada em memórias GDDR6 encontradas nas placas de vídeo atuais desta última geração para o mercado consumidor doméstico, deixando de utilizar o silício como base para os chips e adotando alguns metais como substitutos na composição.


Mas calma lá! A Samsung já anunciou que essa novidade é voltada para os Servidores e Data Centers, então nada de se imaginar utilizando 500 abas do Chrome ao mesmo tempo!


A Intel já afirmou que o padrão DDR5 vai ser compatível com os processadores Xeon Sapphire Rapids, que devem chegar ainda este ano e vão tankar "apenas" oito canais de memória, dando uma largura de banda de "meros" 460GB/s!


Mas não fique triste! O DDR5 pro mercado doméstico deve chegar na geração dos Alder Laker Intel e também para os AMD Zen 4!


"Auuuu!"

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo