Buscar
  • Wolf

Ame ou odeie, essa é Activision Blizzard!

A Blizzard deixou de lado a fama de "Demora, mas cumpre o prometido" para se tornar "Demora, decepciona e faz vista grossa?"


Era 2004, estava lá eu com meus 11 anos de idade, aguardando ansiosamente novos lançamentos, cutscenes e notícias da Blizzard Entertainment. Na época, as Lan Houses viviam lotadas, haviam filas para acessar as máquinas, as quais boa parte eram tomadas por Warcraft III – Frozen Throne, Game do estilo RTS que conseguia mesclar com maestria o gênero de estratégia com a história do universo.


A Blizzard já vinha em uma escalada de sucessos após sua migração de desenvolvimento para PC, com os títulos anteriores de War Craft, Star Craft e Diablo, onde principalmente para o último, na sua segunda edição, o título trazia a revolução das cinematics, que vagarosamente já vinham se tornando uma marca da empresa.


Foi mais ou menos nesse ponto, o lançamento de Diablo, em que a tão conhecida battle.net foi criada, com o intuito de dar base ao modo multijogador do game, e posteriormente desenvolvido para basicamente tudo que fosse aderir esse modo de jogo.

Ainda em 2004, a Blizzard realizou seu primeiro campeonato mundial, o Worldwide Invitational, que foi sediado na Coreia, trazendo ainda mais consolidação para o trabalho e visão da empresa no mundo dos Games.


O ano de 2004 não acabava, no dia 23 de novembro, a Blizzard dava mais uma ‘pezada na porta’, o MMORPG mais jogado do mundo estava chegando às lojas norte-americanas – Worlf of Warcraft, logo logo apelidado de WoW.


O crescimento de WoW foi astronômico, sendo lançado quase sequencialmente em vários outros países, batendo cerca de 5 milhões de jogadores em apenas um ano de vida, “que coisa, não?”.


No ano de 2008, a Activision e a Vivendi, uma das vertentes empresariais da Blizzard, realizaram uma fusão. assim surgindo a Activision Blizzard. Claro que não temos os dados exatos de como foi feita essa negociação, porém, no decorrer dos próximos anos descobririamos.

WoW no ano de 2010 atingiu a estrondosa marca de 11 milhões de jogadores, mas antes, deixe-me abrir seu olhos para um detalhe… Havia um sucesso crescente e notável de um modo de jogo criado inteiramente por fãs dentro da plataforma do jogo Warcraft III, seu nome era Defense Of The Ancients, mais conhecido como DOTA, ao qual a empresa no mínimo fez vista grossa. -Esse ponto, eu, Wolf, gosto de chamar de “A Síndrome de Sou”, em breve falaremos mais sobre esse grande mal…


Sendo lançado em 11 de março de 2014, seu Cardgame HearthStone atinge a incrível marca de 20 milhões de jogadores no PC e no iPad. HS, carinhosamente apelidado, recebeu os seguintes prêmios:

  • Em 2013 pela Forbes como melhor cardgame.

  • No The Game Awards em 2014 como melhor jogo para dispositivos móveis.

  • Pela GameSpot, ainda no mesmo ano como jogo para dispositivos móveis do ano.

  • A GameTrailers em 2014 concedeu o prêmio de jogo multiplayer do ano e melhor jogo geral.

  • Pelo DICE Awards de 2014, como melhor jogo para dispositivos móveis e jogo de estratégia/simulação do ano.

  • BAFTA de 2014 como melhor jogo multiplayer.

  • NAVGTR de 2014 como melhor jogo de estratégia.


Overwatch chegou em 24 de maio de 2016, chegando a bater 25 milhões de jogadores em menos de um ano de lançamento…


Na BlizzCon de 2018 a Activision Blizzard anuncia a versão remasterizada de Warcraft III, chamado Warcraft III: Reforged, contando com todos os modelos de personagens refeitos, gráficos melhorados, cinematics e afins. Nossa, agora sim, após tanto tempo a Blizzard nos entregará um dos seus lendários títulos novinho em folha!


Bem, agora, vamos enxergar a realidade assombrosa que veio se mostrar de forma altamente destrutiva quando aqueles que gerem o capital dessas Macro Empresas iniciam suas práticas predatórias, também conhecidas como “A Síndrome de Sou”…


Em 2019 a Activision Blizzard realiza uma demissão em massa, sendo mais preciso, 800 funcionários foram mandados embora. O que houve de errado? Bem, Bobby Kotick pode nos responder: “- Embora os resultados de 2018 tenham sido os melhores da nossa história, não alcançamos nosso potencial pleno.e acrescenta, “- Para nos ajudar a alcançar este potencial, fizemos muitas mudanças importantes em postos de liderança.”.


É bom acrescentar que onde houve mais mudanças foi justamente na liderança da Blizzard, onde Mike Morhaime deixa o comando da empresa, sendo substituído por J.Allen Brack.

Bobby Kotick ainda afirma que a Activision Blizzard terá seu foco de investimento em Serviços de Streaming, Battle.net e eSports, todos voltados para os principais títulos, como: Candy Crush, Call of Duty, Diablo, Hearthstone, Overwatch e Warcraft, onde para essas franquias, os recursos de desenvolvimento em 2019 irão aumentar.


warcraft iii: reforget foi a gota d'agua


O que vimos em 28 de janeiro de 2020 foi um lançamento débil de Warcraft III: Reforged. O clássico, mesmo sendo um dos pilares da Blizzard foi lançado a toque de caixa, entregue de qualquer maneira, jogado aos fãs, que aparentemente segundo a Activision Blizzard deveriam aceitá-lo e digeri-lo.


Fora todas as promessas de melhoria no Game não entregues, a empresa ainda se recusou por um breve período a realizar os reembolsos, alegando que não condiziam com suas políticas.


Todo esse desastre foi marcado ainda mais ao atingir a incrível nota de 0.5 no Meta Critic na época.


As práticas dos executivos da empresa diziam exatamente aquilo que eles estavam prezando há algum tempo, segundo relatos de muitos funcionários: RESULTADOS FINANCEIROS.


Podemos ver em uma matéria publicada pelo Kotaku, onde é dito sobre a direção da franquia de Diablo, que a Activision esteve diretamente envolvida nos rumos da Blizzard nos últimos anos.


Qual senário encontramos hoje? sejamos realistas...

Ora, todas essas decisões que giram entorno de querer entregar números surreais a seus investidores só poderiam levar a um lugar, uma mancha na história de uma empresa conhecida por entregar jogos de qualidade e um longo caminho até que vejamos títulos genuinamente da Blizzard alcançando o tão aclamado sucesso.


Pois em contrapartida, não sei, me parece que títulos genuinamente da Activision tem caminhado bem por estes anos.Não sei, é apenas um pensamento...



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo