Buscar

Comunidade recupera versão de Minecraft que só ficou no ar por 4 horas em 2010

Depois de mais de 10 anos, a versão Alpha 1.1.1 foi recuperada na internet.

Imagem: Minecraft / Gameplay


Minecraft tem um lugar especial nas memórias de muitos jogadores, principalmente porque o game já tem 11 anos desde o seu lançamento. Nessa época, as atualizações eram muito frequentes e uma das mais rápidas foi a versão Alpha 1.1.1, que estava sem backup acessível na internet, pelo menos até um tweet de mais de uma década indicar que um HD possuía a versão instalada.


A conta do twitter @lunasorcery compartilhou uma thread com os detalhes de como ela entrou para a história do Minecraft resgatando essa versão tão rara.


O mais incrível no feito é o fato do jogo não ser nada popular na época comparado aos dias de hoje. Além disto, a versão ficou no ar por um período de tempo curtíssimo, então assim que uma nova versão foi lançada, o client se atualizaria automaticamente sobrescrevendo a versão anterior e, como o jogo era muito recente na época, a maioria dos usuários acreditaria o motivo para uma atualização tão rápida seria um bug que quebraria muito o game e estragaria a experiência como um todo. O que de fato aconteceu nessa versão onde a grande maioria simplesmente pulou para a versão 1.1.2.



Alguns meses atrás, alguém esbarrou no tweet de 18 de setembro de 2010 de @lunasorcery onde ela dizia que uma nova versão do game estava disponível, porém o horário do tweet é o que mais chamou atenção, pois coincidia com a janela de disponibilidade da versão desaparecida. Luna acabou ignorando a primeira mensagem perguntando sobre a versão do jogo, como qualquer pessoa normal faria ao receber PM de desconhecidos, e só acabou correndo atrás disso no dia 25 agora. Foi aí que ela descobriu que realmente possuía a tal versão que estava guardada num HD externo de um laptop antigo dela.


Numa inspeção mais minuciosa do arquivo, descobriram que Luna baixou o arquivo apenas 90 segundos antes dele ser substituído para sempre pela nova versão.


Por mais insignificante que possa parecer, é sempre bom manter um backup dos seus arquivos. Você pode salvar toda uma comunidade de um maiores jogos por aí!


"Auuuu!"

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo