Buscar
  • Wolf

Cyberpunk 2077 definitivamente deixou a desejar

Atualizado: Mai 13

Desleixo, falta de atenção, revolução extraordinária para os games ou desafios técnicos?



Serei bem direto ao ponto, Alcateia. Não posso simplesmente deixar que uma geração de gamers encantados com muitos títulos pela complexidade técnica de suas produções, imersão nas lores e cinematics, fluidez e encantamento de estilos de gameplay, caiam nesse jogo imposto por grandes desenvolvedoras.


Na década de 1990 até início dos anos 2000, maior parte dos jogos era desenvolvido e entregue em mídia física, completo em seu desenvolvimento, apenas recebendo expansões geralmente de lore, e ali o cliente comprava, consumia, se apaixonada, simplesmente jogava e se divertia ou odiava o jogo.


Essa pegada de entrega de qualidade tomou ótimas proporções, no decorrer dos anos tivemos lançamentos de títulos que superaram muito as expectativas de seus players, trazendo uma competitividade maior entre as empresas e atraindo cada vez mais gamers apaixonados por esse mundo para o mercado, sim, para o mercado de games.


Com o passar do tempo, foram surgindo cada vez mais práticas predatórias nessa industria, alguns nitidamente mais notáveis que outros, como por exemplo o comercio e itens no jogo em forma de microtransações onde você dependia completamente de sorte para conseguir o item desejado, - dou aqui aquela dentada para EA, Grrrr.


Agora, recentemente algo vem se mostrando recorrente. As desenvolvedoras vêm vendendo um produto inacabado pelo seu valor integral. Alguns dirão:

"Oras, a comunidade estava apressando a desenvolvedora. Os fãs exigiram o lançamento do jogo o quanto antes possível."

Bem, se um grupo de desenvolvimento cede à pressão de uma comunidade e entrega o seu produto de mercado, sim, acredite, eles ganham dinheiro com isso, antes da sua conclusão e em valor cheio, não é porque a comunidade exigiu, mas sim porque eles vão lucrar com jogo e reduzir custos para realizar os acabamentos do mesmo. A comunidade irá relatar tudo que está de errado no game, assim, a desenvolvedora irá lançar as atualizações para resolver os problemas.


Posso citar aqui alguns dos jogos que utilizaram exatamente da mesma prática, uns com mais e outros com menos "intensidade".

  • State of Decay 2

  • Fallout 76

  • Days Gone

  • Warcraft III Reforged

  • Assassin's Creed Valhala

É crescente o número de criadores de conteúdo que vem passando pano para as cagadas que algumas desenvolvedoras vem fazendo. Alguns críticos profissionais vêm fazendo o mesmo, afirmando que bugs e problemas na otimização dos games para as plataformas são apenas detalhes.


Independente da desenvolvedora, nós, jogadores, devemos nos unir e mostrar claramente o que não iremos aceitar, e eu acredito sinceramente que a maior parte dos players não é formada por pessoas que gostam de pagar o jogo de forma integral para ficar reportando bugs e mal funcionamento do game em plataforma A ou B. E veja bem, não há problema em quem gosta de fazer isso, mas certamente mesmo os testadores Alpha em sua maioria não gostaria de pagar pelo jogo completo para trabalhar para a empresa no report de bugs.


Há uma discussão um tanto quanto superficial no sentido de: "-Ah, mas no meu PC eu rodei de boa e não tem bugs.", logo surge a ideia de que se para uns está bom, o problema são as especificações ou configurações no PC de quem está dando problema. Bem, o PC é onde o game se mostra relativamente mais estável, mas bugs como membros sumindo, erros de gravidade, animações de fala, uso de objetos inexistentes entre outros, estragam e muito na imersão do game, bugs estes que podem passar muitas vezes despercebidos até mesmo por jogadores mais experientes.


Meu alerta fica claro aqui: enquanto as desenvolvedoras fizerem isso e o público não mostrar como todo a sua insatisfação, mais comum se tornará essa prática. Peço a você que pense consigo mesmo: "Estou gostando do game porque realmente não me incomoda os bugs que ele apresenta?" "Ou será que estou amando o game porque YouTuber A ou B disse que o game é fantástico e está perfeito?" Deixe seu comentário sobre o que você está achando de Cyberpunk 2077. Vamos abrir aqui um debate saudável para que possamos sempre melhorar a comunidade gamer como um todo e receber cada vez mais títulos de qualidade e preferencialmente finalizados. Auuuuuuuuuuuuuuuuuuu!



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo