Buscar

Descoberta científica pode dar ainda mais desempenho pro seu Celular, PC e Console!

Na Universidade do Texas, nos EUA, engenheiros conseguiram desenvolver uma unidade de memória tão pequena quanto um único átomo!


Fonte: Universidade do Texas



No último dia 9 de novembro, os engenheiros, conduzidos pelo professor Deji Akinwande, publicaram um estudo científico na Nature Nanotechnology apresentando uma nova forma de armazenar informação, apelidado de "atomristor".


A célula de memória pode ser tão pequena quanto um único átomo


Qual o impacto dessa descoberta pros meus jogos?


Com uma célula ainda menor, podemos ter mais capacidade de memória em um "chip" de mesmo tamanho que o atual. Já pensou ter um smartphone com 2 TERABYTES de armazenamento interno? Ou talvez um console com memória de vídeo capaz de armazenar texturas em resolução 8K?


E não para por aí!


Além dos ganhos em quantidade de memória, os novos dispositivos irão consumir menos energia, aquecendo menos (saudades AMD FX) e ainda mais rápidos com taxas de transferência de dados superiores.

Um longo caminho...

Apesar da novidade parecer promissora, infelizmente pode levar alguns anos até que ela chegue até ao alcance dos nossos braços de consumidores. Assim como qualquer avanço tecnológico, exige algum investimento na infraestrutura para a produção em massa, e todos sabemos que se alguém está investindo em novidade com certeza será para a defesa nacional de algum país primeiro.


No momento, só nos resta aguardar ansiosos pela democratização da tecnologia de ponta.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo