Buscar

Que tal mudar cada componente do seu notebook como se fosse um desktop?

Framework traz um laptop modular que pode se trocar até mesmo a placa mãe!

Imagem: Framework


Uma grande desvantagem dos notebooks em relação aos PCs desktops tradicionais é a sua limitação na hora de fazer qualquer tipo de upgrade. Hoje em dia temos o hábito de simplesmente desconsiderar qualquer upgrade que não seja adicionar um módulo de RAM ou trocar o HD por um SSD, nos casos mais novos existe a possibilidade de adicionar um SSD NVMe também.


Mas parece que tudo isso pode mudar graças a Framework, que vem trazendo pro mercado um modelo de notebook modular onde as peças podem ser trocadas com bastante facilidade se comparando a dor de cabeça que é fazer o mesmo atualmente.


"O senso comum na indústria é que fazer os produtos serem reparáveis os tornam grossos, pesados, feios, menos potente e mais caros. Estamos aqui para provar que isto está errado e melhorar os eletrônicos dos consumidores, um de cada vez"

Este primeiro note possui 13,5" (34cm) de diagonal e é equipado com processadores de 11ª Gen Core da Intel, pode possuir até 64GB DDR4 e um NVMe de até 4TB com PCIe 4.0.


O chassi de alumínio possui uma espessura de somente 15,85mm e pesa apenas 1.3Kg.

O que se destaca nesse nome realmente é a capacidade de personalização desde CPU até mesmo a placa mãe e o display. Parece que tudo aqui é modular!


Infelizmente, como o mercado não está acostumado com essa ideia, a troca de GPU fica comprometida, uma vez que só temos placas de vídeo modulares para Desktops. Nesse caso seria necessária aquela famosa adaptação para utilizar uma GPU de Desktop externa ao notebook, abrindo mão do slot PCIe NVMe da placa mãe do note.


O que você acha dessa "inovação"? Acredita que o mundo dos notebooks seria melhor se essa modularidade dos laptops se mantivesse assim desde o início? Conta pra gente!


"Auuuu!"

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo